Loja Tabernices

TAB_web01

Montra da loja Tabernices. Tipo de projecto: Iluminação de montras. Local: Loja Tabernices, Rua Calçada de Santo André 64, Mouraria, Lisboa. Equipa: Pedro Pinto (designer de iluminação tutora da equipa), Eduardo Marques (estudante), Iorgos Konstantinidis (estudante). Equipamentos de iluminação utilizados: 2 projectores Pluriel, da Exenia, 3000K + acessórios; 1 downlight Minimo ajustável, da Precision Lighting, 3000K. Patrocinador: Vista Verde.

 

Após uns meses sem stock de mel, o senhor Paulo relançou o produto na Tabernices e decidimos dar-lhe ênfase total para o workshop Ó Mouraria, Ilumina a Montra. Uma vez que se trata de uma loja típica com um comércio muito vasto, optamos por contrastar uma montra simples com a densidade do interior.

Ao analisarmos os frascos entendermos as potencialidades dos jogos de luz com a transparência, difusão e cor que poderíamos apropriar do mel.
Assim, decidimos a construção de um mural feito de frascos onde incidimos um conjunto de luminárias para dar um efeito dramático. Com a ajuda de um downlight, que se opunha aos outros feixes de luz na cena, destacámos um único frasco em frente a esta barreira luminosa.

TAB_web03

Assim, dado o cenário rico de contraste, escolhemos o típico verde escuro dos ferros forjados para abraçar a composição.
As duas luminárias utilizadas por detrás dos francos de mel eram compostas por seis spotlights de LED. Estes são ajustáveis permitindo um ajuste adequado ao efeito pretendido. Cada spotlight tem cerca de 1000lm de fluxo luminoso, sendo que o conjunto tem cerca de 6000lm. Esta quantidade de luz significativa foi bastante útil para criar o efeito de transformar os frascos de mel em luminárias eles mesmos.

TAB_web02

No tecto da montra foi colocado um downlight com uma ângulo de emissão bastante reduzido (8º) para iluminar o frasco de mel da frente criando um segundo elemento com um tipo de iluminação diferente. O objectivo era criar um contraste entre estes dois elementos ( os frascos de mel a funcionar como luminárias na parte de trás e o frasco da frente iluminado com um feixe de luz estreito para criar um efeito dramático ).

Todas as luminárias estavam equipadas com regulação de intensidade luminosa. Assim foi possível estabelecer duas cenas de iluminação. Uma para a tarde com níveis mais elevados para competir com a luz diurna e uma para mais tarde com níveis mais reduzidos.

Pedro Pinto.