Loja Mélida

MEL_web01

Montra da loja D. Mélida. Tipo de projecto: Iluminação de montras. Local: Loja D. Mélida, Rua Largo do Terreirinho, 9, Mouraria, Lisboa. Equipa: Pedro Pinto (designer de iluminação tutor da equipa), Ines Souto (estudante), Catarina Gameiro (estudante). Equipamento de iluminação utilizado: 2 projectores Pluriel, da Exenia, 3000k + acessórios; 1 tira de LEDs com lente de distribuição assimétrica, da Holectron, 3000k. Patrocinador: Vista Verde.

O produto mais importante da loja da Dona Mélida são os sapatinhos de malha que esta faz para bebés. Este foi assim o produto principal a destacar na montra. Outros produtos adicionais foram os rolos da malha que servem para fazer os sapatinhos.
A montra foi dividida em dois elementos. Uma cortina de fundo que foi pensada para que o interior da loja não se visse da rua e um expositor desenhado de raiz para expor os produtos.

De cada lado do expositor colocámos uma luminária de LEDs e cada uma destas contém três spotlights de LEDs ajustáveis. Os spotlights permitem a mudança do ângulo de abertura do feixe luminoso. Assim foram feitas várias experiências para ver quais os ângulos que se adaptavam melhor ao produto. Na base foi colocada uma tira de LEDs com uma óptica assimétrica para iluminar o topo da cortina de fundo.
Os LEDs utilizados têm rendição cromática superior a 90 e foram importantes para revelar as várias cores dos sapatinhos de malha.
Todas as luminárias estavam equipadas com regulação de intensidade luminosa. Assim foi possível estabelecer duas cenas de iluminação. Uma para a tarde com níveis mais elevados para competir com a luz diurna e uma para mais tarde com níveis mais reduzidos.

MEL_web02

A distribuição de tarefas foi essencial para a realização do trabalho, só assim foi possível concluir a montra a tempo. As diferentes tarefas consistiram na compra de materiais, corte e pintura, teste de todas as luminárias e instalação.
No resultado final vemos que o expositor e seus produtos estão iluminados com uma iluminação mais dramática que provoca mais sombras enquanto que a cortina de fundo está iluminada com uma luz difusa para que exista um contraste entre estes dois elementos.

Pedro Pinto.