Loja Baratal

Bar_web02

Montra 1 da loja Baratal. Tipo de projecto: Iluminação de montras. Local: Loja Baratal, Rua do Benformoso 31, Mouraria, Lisboa. Equipa: Joana Mendo (designer de iluminação tutora da equipa), Mariana Janeiro (estudante), Mariana Brito (estudante) e Camélia Butunoi (estudante). Material de iluminação utilizado: 6+6 projectores em calha Polux, da Erco, 4000k + acessórios; 2+2 calhas trifásicas da Erco. Patrocinador: Omnicel.

A loja Baratal foi fundada em 1979 pelo pai e o tio do actual proprietário, Pradipkumar Nautamlal, depois das suas vindas de Moçambique. A loja efetua revenda de todo o tipo de produtos de perfumaria – perfumes, tintas para cabelo, produtos de banho, cremes, desodorizantes e alguma venda a retalho. O cliente típico da loja é o morador do bairro da Mouraria.

A intervenção da equipa acabou por ser feita nas duas montras do estabelecimento, depois de da desistência de um outro lojista participante na Ação da LLD. Apesar do imprevisto, a capacidade de resposta da equipa, nas últimas horas do desafio, foi extraordinária. O conceito ganhou inclusivamente mais força por ser aplicado às duas montras da loja Baratal, em vez de a uma só.

Identificámos, em diálogo com o proprietário, os produtos a expor nas montas – de um lado uma linha de cremes de produção nacional, com embalagens que a equipa considerou graficamente muito apelativas; do outro uma série de frascos de perfume em vidro, contendo líquidos de várias cores, que também chamou a nossa atenção, e que o proprietário pretendia publicitar.

Bar_web01

Para fazer sobressair visualmente os produtos, foi usada uma estratégia de contraste de objeto claro sobre fundo escuro. Usámos para o efeito tecidos escuros com algum brilho, que deram também um caráter mais ‘sofisticado’ às montras.

Em termos de iluminação, sabíamos que queríamos produzir uma ideia de ‘drama’ que iria suportar a intenção principal de colocar os produtos em grande destaque.

Discutimos três opções de composição com o lojista, numa conversa que preparámos com antecedência no CIM, produzindo para tal uma série de esquiços e descrições esquemáticas.

Bar_web04

Após demonstração do equipamento disponibilizado pelo nosso patrocinador, foram escolhidos projetores em calha com ângulos de distribuição de luz bastante reduzidos, estrategicamente direcionados para os produtos em exposição. Durante o exercício de montagem foi também explicada a importância de resolver a montagem do equipamento de uma forma sólida, com durabilidade, insistindo na elegância do detalhe construtivo.

No final a equipa ficou satisfeita com o resultado. Penso termos conseguido uma solução simples, clássica, com qualidade. O proprietário mostrou-se também agradado com as suas novas montras.

Joana Mendo