Ó Mouraria, ilumina a montra!

Ó Mouraria, ilumina a montra!

Cabe-me a responsabilidade, mas também o prazer, de anunciar que a LLD se encontra a preparar a sua 1ª Acção. Esta Acção irá decorrer entre 13 e 15 de Setembro de 2017. Sendo a primeira Acção da LLD, logo a primeira oportunidade para a LLD se revelar ao público, houve a ambição de realizar uma actividade com algum impacto que, ao mesmo tempo, espelhasse a essência da Associação. Esta, como sabemos, assenta num funcionamento em ambiente de laboratório, aberto a experiências, partilha de conhecimento e trabalho de colaboração e de ligação à comunidade, promovendo e divulgando as boas práticas do design de iluminação em benefício de um ambiente construído e paisagístico equilibrado e sustentável nas suas diversas vertentes. Assim, determinou-se que o objectivo principal da Acção seria activar um espaço urbano no centro histórico da cidade de Lisboa, por intermédio do design de iluminação.

Foi escolhido o bairro da Mouraria para a realização da Acção, estando programada como actividade principal a intervenção, através do design de iluminação em 10 montras do comércio local deste bairro. Assim, a Acção recebeu o nome de Ó Mouraria, ilumina a montra! e pretende demonstrar como a iluminação das montras do pequeno comércio pode contribuir para potenciar e dinamizar a vivência urbana da Mouraria. A Acção irá englobar ainda um concurso, para determinar a melhor intervenção de iluminação de montra e será palco de três conferências.

Como objectivos específicos da Acção distinguem-se:

  1. Sublinhar a relevância da profissão do designer de iluminação;
  1. Sensibilizar os estudantes universitários de arquitectura e de design para as particularidades do design de iluminação;
  1. Gerar interesse sobre a profissão do designer de iluminação;
  1. Demonstrar que o design de iluminação pode promover a valorização das montras do pequeno comércio e consequentemente, promover as actividades comerciais e o espaço urbano em que estas se inserem, traduzindo-se numa mais valia;
  1. Mostrar que o design de iluminação pode contribuir para destacar as singularidades da Mouraria, singularidades essas que a tornam um bairro particular na cidade de Lisboa;
  1. Envolver a população local na experiência;
  1. Contribuir para o processo de revitalização e requalificação de um bairro histórico como a Mouraria;
  1. Captar novos públicos para a Mouraria, na exploração dos resultados da Acção,
  1. Promover a formação de uma cultura visual que contribua para um público mais exigente e informado no que respeita ao ambiente iluminado que o rodeia.

Com o contributo da parceria estabelecida com a Associação Renovar a Mouraria e após algum trabalho de campo, estão já seleccionadas as 10 lojas onde se fará intervenção na montra (ou montras). São lojas tipicamente características do bairro da Mouraria, quer de comércio tradicional (incluindo comércio de revenda), quer de comércio realizado por emigrantes.

a01_01_775

Imagens das 10 lojas participantes na Acção da esquerda para a direita, em cima: FK Nepal, Guebarro, Baratal, Hua ta li, Domingos e Nogueira da esquerda para a direita, em baixo: Loja Augusto, Bijucacá, Alex Fios, D. Mélida, Tabernices. Todas as imagens captadas pela autora.

Cada loja terá atribuída uma equipa de trabalho que desenvolverá a intervenção na respectiva montra. Cada equipa, composta por 4 estudantes, será liderada por um designer de iluminação profissional, associado da LLD. A participação nas equipas está aberta a estudantes universitários das áreas da arquitectura e do design.

As equipas irão desenvolver a sua intervenção ao longo dos 3 dias de duração da Acção e através do trabalho realizado em ambiente de workshop, sobre a tuturia do designer de iluminação profissional. Em apoio deste trabalho, existirão as três conferências já referidas, onde esperamos contar com oradores nacionais e internacionais, e que terão como tema o comércio da Mouraria, o vitrinismo e o design de iluminação de montras. Espera-se contribuir desta forma para o compromisso educativo, experimental e de colaboração proposto pela LLD.

Caberá a cada equipa desenvolver a ideia de exposição do produto ou produtos comercializados pela loja respectiva e também desenvolver e testar a ideia para o design de iluminação da montra. As equipas irão trabalhar com material de iluminação fornecido, a título de empréstimo, pelos patrocinadores da Acção. As intervenções nas montras serão terminadas no último dia da Acção ao final da tarde, para que o júri do concurso e a população – que desde já convido a acompanhar a Acção – possa percorrer o trajecto determinado para a apreciação das montras. Caberá ao júri do concurso a decisão da intervenção de design de iluminação vencedora.

a01_02_775

A Acção terminará no momento de entrega de prémios à equipa vencedora, seguindo-se um jantar convívio na Mouraria, sede da Associação Renovar a Mouraria. As intervenções nas montras ficarão patentes ao público por 15 dias, num convite à exploração não só dos resultados da Acção como de todo o bairro da Mouraria.

Assim, esperando proporcionar uma experiência relevante para todos os intervenientes nos seus diferentes papéis – estudantes, designers, lojistas, parceiros, patrocinadores, oradores, júri, população, bairro da Mouraria e cidade de Lisboa, deixo o desafio:

Participe na Acção Ó Mouraria, ilumina a montra!

Coordenação da Acção: Sara Roby e Paula Pinote.Texto: Sara Roby

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.