Mensagem da Presidente da LLD

p1010460_webb

Laboratório de Luz: A Cor da Luz, Diana Joels; Coordenação de MJPintoCoelho. Foto: MJP.C

A Associação LLD é um marco importante para a actividade profissional dos designers de iluminação em Portugal.

Porquê Laboratório de Lighting Designers?

Porque é, acima de tudo, um espaço de experimentação, aprendizagem e ensino na área do lighting design. Um espaço de participação e iniciativa de um grupo de designers de iluminação que sentiu necessidade de se encontrar para criar, participar e promover a discussão dos temas que o lighting design percorre e assume como de relevante importância, num país onde o desperdício e a falta de gestão dos recursos energéticos é uma constante. Onde os profissionais, que podem oferecer mais valias significativas na criação de ambientes e espaços dimensionados, emocionalmente equilibrados e potencialmente inovadores não são chamados a intervir.

Há que criar uma cultura, uma cultura de Luz e de Valor Emocional, associados a uma prática profissional altamente tecnológica, precisa e eficaz de profissionais qualificados.

A University College of London/Bartlett Graduate School, nos anos 80 e 90; e, posteriormente, a KTH/Royal Institute of Technology em Stockholm já formaram gerações de Lighting Designers por todo o Mundo. Portugal já regista um pequeno grupo de profissionais, que fazem parte desse Todo e que, agora, constituíram a Associação LLD.

Em Portugal, só agora se começa a dar os primeiros passos na formação superior do Design de Iluminação com o Curso Advanced Lighting Design Studies in L&L da Universidade Nova de Lisboa. Até à presente data, tínhamos que sair do país para aceder a um conhecimento e dar iniciação à prática profissional.

Com a iniciativa da Universidade Nova/FCT, onde tenho o prazer de dirigir este Curso no FCT/Departamento de Engenharia Electrotécnica, novas gerações terão acesso a uma formação de exigência, valor e criatividade nesta área de especialidade.

A Associação LLD estará, assim, sempre presente enquadrando esses valores e, principalmente, os da ética profissional: Designers de Iluminação Independentes, por não estarem associados a interesses comerciais da indústria de iluminação, poderão melhor encontrar solução adequadas às exigências de cada projecto. Contudo, a indústria de iluminação é nossa parceira sempre que quiser acrescentar valor, sempre que desejar apresentar a sua relevância e importância na concretização de projectos de design de iluminação.

Porque todos temos o nosso espaço de intervenção, se formos profissionais; e, porque todos somos importantes e relevantes neste processo.

 

A Presidente da LLD,

Professora MJPintoCoelho

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.